• Praia Municipal de Lagoa da Prata.
    Praia Municipal de Lagoa da Prata.
    Cartão Postal de Lagoa da Prata.
  • Vereda na Lagoa
    Vereda na Lagoa
    Paisagem linda encontrada na Praia Municipal
  • Praia Municipal de Lagoa da Prata.
    Praia Municipal de Lagoa da Prata.
    Cartão Postal de Lagoa da Prata.
  • Ponte Olegário Maciel
    Ponte Olegário Maciel
    Situa-se a 08 km do centro de Lagoa da Prata
  • Grutas e Cavernas
    Grutas e Cavernas
    Belezas das cavernas e grutas da região.
  • Cachoeiras
    Cachoeiras
    Muitas destas estão em propriedades particulares e precisam de autorização para a visita.
  • Rio São Francisco.
    Rio São Francisco.
    Foto tirada de cima da Ponte Olegário Maciel.

Informações Turísticas:

Lagoa da Prata é uma simpática e acolhedora cidade à 200 km de Belo Horizonte. Sua localização privilegiada, seus ambientes acolhedores juntamente com ótima infraestrutura turística, oferece a você e sua família uma ótima opção de lazer.

O acesso a Lagoa da Prata se dá através das rodovias BR-262 (sentido oeste) e MG-170 (sentido sul). Dependendo da cidade de proveniência, o acesso também pode-se dar através da rodovia MG-429.

A cidade possui restaurantes, bares, casas noturnas, lanchonetes, hospitais, rede bancária variada, escolas municipais, estaduais e particulares, comércio lojista bastante diversificado, indústrias de grande porte como a Embaré Indústrias Alimentícias S/A, Usina Louis Dreyfus e Pharlab Indústrias Farmacêuticas Ltda, etc.

A vegetação natural da região é o Cerrado. A fisionomia mais comum da vegetação no Cerrado é representada por uma formação aberta de árvores e arbustos baixos, com uma camada graminosa rasteira. As árvores e arbustos costumam apresentar galhos tortuosos, casca grossa e folhas coriáceas de superfícies brilhantes ou revestidas por uma espessa camada de pelos. A camada graminosa geralmente apresenta aspecto seco, relacionado principalmente com características do solo, como excesso de alumínio, tóxico para a vegetação. As fisionomias de cerrado que ocorrem no município de Lagoa da Prata são o “cerradão”, matas ciliares, cerrado típico e veredas.

O clima da região é do tipo tropical com verões quentes e chuvosos, e invernos secos. O município apresenta temperaturas médias anuais entre 21ºC e 22ºC e precipitação anual variando entre 1200 mm e 1500 mm. As chuvas ocorrem concentradas basicamente entre os meses de outubro a março.

População: 47.007 habitantes
Área: 440 km²
Densidade: 101,5 habitantes por Km²
Altitude: 650 m
Média Climatológica: 21ºC
Principais fontes econômicas: Turismo, indústria e serviços.
O principal ponto turístico é a Praia Municipal. A estátua da Mulher Canavieira fica a 100 metros da Praia Municipal na Praça de Eventos. Existe também o Rio São Francisco, a Ponte Olegário Maciel e a Imagem de São Francisco de Assis. As cachoeiras e grutas da região apenas algumas podem ser visitadas por estarem em propriedades particulares.